Como Libertar a Educação?

  • Ana Queiroz
Como Libertar a Educação foi um projecto desenvolvido em conjunto com João Marques e Sara Brito na unidade curricular de Design de Comunicação IV, leccionada pelas docentes Sofia Gonçalves e Sónia Rafael, 2013 / 2014.
Todo o processo de trabalho pode ser consultado através do Facebook e do Tumbler.
Educação parece ser o conceito que mais implica a questão da futuridade, mas na realidade em que nos inserimos isto torna-se complicado.
Muitas vezes quando nos referimos à educação acabamos por lhe atribuir um maior ênfase naquilo que são os ensinamentos anteriores dos mestres e toda a tradição ligada à escola.
Esta publicação tem como objectivo mostrar o “outro lado”, as outras opções que até hoje continuam assim mesmo – apenas alternativas ao sistema existente; perspectivas que vão mais além daquilo que é a conformação dos ideais pré-existentes. Assim, partimos em busca de propostas para métodos alternativos que em alguns casos até foram executados, mas que nunca chegaram a ser implementados num sistema tradicional.
A estrutura da publicação parte de um texto original que engloba tanto uma componente textual como imagética onde expomos a nossa perspectiva relativamente ao que é hoje a educação, transpondo uma reflexão sobre as experiências vividas neste sistema de ensino. Este conteúdo explora igualmente alguns dos conceitos trazidos por autores cujas realidades permanecem à margem, permitindo colocar em diálogo todos esses ideais numa mesma publicação.
Mais do que uma reflexão acerca da educação pretende redireccionar as possibilidades de futuro manifestando que de facto aquilo que tomamos como realidades à margem existem e são tão válidas quanto as realidades mais convencionais.


Como libertar a educac?a?o?
Janeiro 2014

Design e Edic?a?o:
Ana Queiroz, Joa?o Marques, Sara Brito

Esta publicac?a?o e? resultado da oficina “Ficha de Leitura”, desenvolvida no a?mbito da disciplina de Design de Comunicac?a?o IV, 1o semestre, ano lectivo 2013-14, Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa.

Docentes:
Sofia Gonc?alves, So?nia Rafael

Textos:
Ana Queiroz, Joa?o Marques, Sara Brito, George Steiner , Ce?cile Ladjali, Ana Hatherly, Thomas More, Ken Robinson, Maria Montcssori, David Reinfurt, Hermann Ro?hrs, Char- lotte Mason, Sugata Mitra, Khanacademy, Sal Khan, Seymour Papert

Imagens:
David Reinfurt, Sugata Mitra, Khanacademy

Revisa?o:
Sofia Gonc?alves, Ana Queiroz, Joa?o Marques, Sara Brito

Tipografia:
Adobe Caslon Pro e Helvetica LT Std

Impressa?o:
Zoomcopia, Ideias com Peso

No de exemplares:
5

Variante digital disponi?vel em:
https://www.facebook.com/comolibertaraeducacao
http://www.tumblr.com/blog/comolibertaraeducacao

Todos os esforc?os foram feitos para contactar os legi?timos proprieta?rios no que diz respeito aos direitos de autor e permissa?o de publicac?a?o. Se tiver quaisquer informac?o?es sobre este assunto, tentaremos inclui?-las em edic?o?es futuras.

Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa — Design de Comunicac?a?o