Contraponto

  • Ana Queiroz
Contraponto foi um projecto desenvolvido em conjunto com Sylvie Lopes e Raquel Guerreiro na unidade curricular de Design de Comunicação II, leccionada pelos docentes Luísa Ribas e Jorge dos Reis.
Faculdade de Belas Artes, Universidade de Lisboa 2012 / 2013.

O novo cara?cter do design, descrito no livro Graphic Design Theory : Readings From the field, define uma nova vertente do design que emerge no decorrer dos anos 50’s. Este tinha que ser fluido e eficaz necessitava de regras que regulamentasse todo o trabalho e que o tornasse mais pratica?vel, enquanto disciplina corporativa.
Partindo da ideia de organizac?a?o dos caracteres mo?veis (blocos horizontais e verticais), assim como das estruturas dos pro?prios edifi?cios (fachadas de pre?dios) sentiu-se a necessidade de agarrar em toda a estrutura existente e adapta-la para a pa?gina. Inu?meros autores, mesmo sem estarem directamente li- gados ao design gra?fico, trabalharam essa organizac?a?o. Nesta publicac?a?o sa?o expostos os textos originais Josef Mu?ller-Brockmann e Karl Gerstner, figuras de destaque no plano do design gra?fico sui?c?o, em relac?a?o ao tema das grelhas.
O objetivo principal do jornal e? contrapor, atrave?s dos textos originais, nos quais ambos teorizam a questa?o da arquitectura da pa?gina, a sua visa?o sobre a estrutura e a composic?a?o.
Segundo Josef Muller-Brockmann: “A reduc?a?o do nu?mero de elementos visuais usados e a sua incorporac?a?o num sistema de grelhas cria um sentido de planificac?a?o com- pacta, inteligibilidade e clareza, e sugere uma ideia de ordem no desenho.” Ja? Gestner organiza a informac?a?o em blocos, seja textos ou imagens, e com estes constro?i uma composic?a?o baseada na grelha, grelha esta extremamente complexa e segmentada para que possa haver uma grande liberdade de composic?a?o.
Para uma boa harmonia dos elementos constituintes da pa?gina e? sempre necessa?rio, ter como ponto de partida uma base racional. Quanto mais complexa for a grelha mais possibilidades de organizac?a?o existem, pela diversidade de campos que esta nos disponibiliza.