Insight

  • Ana Queiroz
(Palavra inglesa)
substantivo masculino

1. compreensão, percepção ou revelação repentina
2. capacidade de introspecção ou de autoconhecimento

Não podemos conhecer nada que nos seja exterior passando por cima de nós próprios - pensa ele agora - o universo é o espelho no qual podemos contemplar apenas aquilo que apreendemos a conhecer em nós próprios.

Abre olhos. O que surge diante do seu olhar parece-lhe algo que viu já todos os dias: ruas cheias de pessoas que têm pressa e que abrem caminho à cotovelada, sem olharem na cara umas das outras, por entre altas paredes cheias de arestas e de gretas.
Ao fundo, o céu cheio de estrelas envia clarões intermitentes, como se fosse um mecanismo encravado, que estremece e range em todas as suas juntas mal oleadas, postos avançados de um universo periclitante, torcido, sem descanso tal como ele.

O universo como espelho, Palomar, Italo Calvino

Insight transporta-nos para o mundo da personagem, tudo o que vemos deixa de ser apenas aquilo que se observa na rua para passar a ser parte da personagem.

O quotidiano nesta curta metragem torna-se o ponto fulcral da narrativa, dando especial importância à forma como as acções acontecem, mais do que a própria acção em si.

Para além daquilo que é observado, a personagem dá azo também a reflexões perante o que vê, questionando-se acerca da sua posição perante o outro.

Observação, reflexão, espelho e introspecção são os conceitos que melhor resumem a perspectiva aqui enunciada.

O universo como espelho é o ponto de partida e também o ponto de chegada para esta curta metragem, onde a personagem tenta compreender o seu próprio universo através das acções que vai presenciando.

Curta Metragem de
Ana Queiroz
João Marques
Sar Brito
Sylvie Lopes

Duração: 14:05 minutos Idioma: Português
2014
Licenciatura em Design de Comunicação – FBAUL
Audiovisuais e Multimédia I – Palomar – 2013'14